Thursday, January 12, 2012

0 ANVISA FISCALIZA O PÃO FRANCÊS E MANDA BAIXAR NIVEIS DE SAL

O pão nosso de cada dia, aquele, francês que todos nós estamos habituados a comer todas as manhãs agora passará por um rigoroso controle de qualidade começando pela redução obrigatória nos níveis de sódio do produto. 


Para se ter idéia a Organização Mundial da Saúde  recomenda o consumo diário de 2.000mg de sódio – equivalente a uma colher de chá de sal. Sua ingestão excessiva contribui para a pressão alta, doenças cardíacas e renais.
Sendo assim, com o objetivo de reduzir o consumo de sal no país, a Anvisa lançou o Guia de Boas Práticas Nutricionais para o Pão Francês. O guia, que tem adoção voluntária, traz orientações para as padarias e outras empresas de alimentação fabricarem o tradicional pãozinho com menor teor de sódio.
Entre as orientações contidas no guia está a de diminuir a adição de sal à farinha de trigo, que é um dos ingredientes da massa. Outra recomendação é pesar a quantidade de ingredientes da receita em uma balança, pois usar xícaras, copos e colheres como medidores não garantem precisão.
Acordo e saúde
Você deve estar lembrado que, em dezembro passado, noticiamos aqui no Papo de Gordo que o Ministério da Saúde e as indústrias de massa, trigo e panificação firmaram acordo. Com isso, os atuais 2% de sal no pão francês passam para 1,8% até 2014. Também estão na lista do acordo: batatas fritas, bolos prontos, salgadinhos de milho e biscoitos recheados.
De acordo com a Pesquisa de Orçamento Familiar do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2009, consumimos pelo menos um pão francês por dia, principalmente no café da manhã ou no lanche da tarde. Sendo assim, a redução na quantidade de sal nesse alimento nos ajudará  a sair de duas perigosas estatísticas:
- O brasileiro consome em média 3.200mg de sódio por dia, acima do indicado pela OMS.
- De acordo com pesquisa do IBGE, mais de 81% dos garotos e 77% das meninas na faixa etária de 10 a 13 anos ingerem sódio além do máximo tolerável.
Pare para pensar nisso tudo quando for pegar o saleiro para temperar a sua comida.

About the Author

Author info. Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these with your own descriptions, if you like it Subscribe to Our Feed and Follow Me on Twitter

    Other Recommended Posts

  • Bem Estar

0 comments:

Post a Comment

 
back to top //PART 2