Tuesday, January 24, 2012

0 APRENDA DESMASCARAR UM PERFIL FALSO NO TWITTER

Estive lendo este assunto no Tecmundo recentemente achei interessante este artigo que pode ser de grande ajuda para quem deseja descobrir se um perfil é verdadeiro ou fake no twitter. Famosos, celebridades, artistas e empresas usam a mais recente explosão da internet, o Twitter. Junto com eles, os perfis falsos também marcam presença. Qualquer ambiente virtual de relacionamento está sujeito à presença dos fakes, ou seja, pessoas que não são quem elas dizem ser. No Twitter, com a enorme adesão de pessoas públicas, celebridades e artistas, foi inevitável que cada vez mais espertinhos pegassem carona na fama de alguém para se promover.
Neste artigo você vai aprender algumas dicas sobre como identificar um fake no serviço de microblog que explodiu em pouco tempo.
O mundo dos fakes: por que isso acontece
Cuidado. A internet é perfeita para quem quer se passar por quem não é.Não existe explicação oficial para o fenômeno dos perfis falsos na internet, pois se trata de uma área pouco pesquisada, mas há ideias e hipóteses que funcionam como um bom ponto de partida para a discussão. Em primeiro lugar, é importante distinguir os tipos de perfil falso. Uma pessoa pode criar um personagem ou copiar um por diferentes motivos.
Na internet, um avatar funciona como uma máscara, uma proteção. Ninguém precisa conhecer ninguém. A grande rede é um suporte quase perfeito para a criação e manutenção de relações sociais consideradas impossíveis no ambiente físico. É bastante comum a criação de personagens com personalidades diferentes de quem os cria como uma forma de experimentar coisas novas, personas muitas vezes o extremo oposto de quem os cria. É a chance, por exemplo, de alguém extremamente tímido se relacionar – e bem – com outras pessoas, pois ela se sente mais confortável.
No contexto do Twitter, a criação de um perfil falso tem a ver com a fama e a facilidade de se tornar popular se aproveitando de um nome famoso. O serviço explode, e é sabido que famosos fazem uso dele mais do que qualquer outra ferramenta, então fica fácil chamar atenção.
É crime!
Criar um perfil falso para se passar por outrem, tanto no Twitter como em outras redes sociais, é crime em diferentes níveis de gravidade. A utilização indevida da imagem de alguém pode ser punida civilmente através de uma ação movida pela vítima. Já o uso da imagem juntamente com dados pessoais caracteriza o crime de falsa identidade.
Quando há intenção de prejudicar ou se aproveitar, o crime é ainda mais grave: a falsidade ideológica. Um perfil falso criado para fins ilícitos e para prejudicar a pessoa "clonada" pode também ser enquadrado no crime de difamação. Em todos os casos, os perfis podem ser legalmente retirados do ar e a vítima tem direito a indenização.
Perfis abertamente falsos e que fazem sucesso não isentam o criador da punição. Não adianta se defender dizendo que é uma brincadeira, o crime e as consequências são os mesmos.
Dicas para saber se alguém é fake
Selo de autenticidade
O Twitter tem um selo de autenticidade para confirmar que uma pessoa famosa é realmente quem ela diz ser. Mais e mais celebridades usam o selo nos Estados Unidos, mas ainda não no Brasil. Somente Marcelo Tas e Luciano Huck têm o selo no perfil. Este “certificado” não é distribuído para todas as figuras públicas automaticamente. A pessoa pede, comprova sua identidade e, aí sim, é “carimbada” como legítima.
Para perfis gringos, a primeira dica é observar este certificado. Já para perfis brasileiros, por enquanto esta dica é inútil.
A primeira dica é observar o selo de autenticidade do perfil
Busque sempre na fonte
Busque informações sobre o famoso em questão em fontes oficiais. É muito provável que uma pessoa pública divulgue o perfil dele no Twitter ou no Orkut, como a cantora Ivete Sangalo. No site dela, inclusive, as atualizações do Twitter são exibidas na página inicial. Mesmo que não tenha um perfil no microblog, certamente uma pessoa esclarece caso haja alguém se passando por ela. O site oficial do goleiro Rogério Ceni, por exemplo, exibe um aviso na página inicial: “Em virtude de denúncias recebidas diariamente por e-mail, esclarecemos que o atleta Rogério Ceni não possui perfil nos sites Orkut e Twitter, nem em qualquer outro site de relacionamentos na Internet.”
O goleiro Rogério Ceni alerta em seu site oficial que não tem perfil em nenhuma rede social.
Não somente para celebridades, a busca de uma página pessoal ou blog que indique e comprove a veracidade ajuda a confirmar a identidade de qualquer contato. Orkut, facebook, vlog, flog, blog, qualquer página pode ajudar a comprovar a relação com o Twitter.
Pesquisa
Uma pessoa que se passa por outra fatalmente se denuncia. cedo ou tarde Antes de acreditar piamente em um perfil, analise o conteúdo. Erros crassos de português, informações e declarações absurdas – ainda mais de aspecto pessoal – que não condizem com a pessoa em questão, enfim, pequenos detalhes denunciam um farsante.
Um pouco de atenção pode ser suficiente já no nome do “twitteiro”. O twitter @vitorfasano foi desmascarado por um simples C, uma vez que o nome do ator é, de fato, Victor.
Uma pesquisa mais extensa pode ser bastante trabalhosa, mas ajuda a encontrar incoerências no conteúdo. Neste sentido, é mais fácil para um grande fã desmascarar um perfil falso.
Um pouco de pesquisa pode ser suficiente para saber se uma celebridade é legítima.
Não somente no Twitter, mas outros veículos ajudam nesta pesquisa. Notícias sobre um perfil falso podem ser facilmente encontradas, assim como a comprovação de autenticidade. Da mesma maneira que um tweet se espalha, a confirmação que um perfil é verdadeiro ou a denúncia de falsidade também pode ser amplamente divulgada.
Os seguidores
O número de seguidores pode ser um indicativo de autenticidade. Um perfil com milhares de seguidores – alguns até com milhões, vide o ator Ashton Kutcher e a apresentadora Oprah Winfrey – dificilmente são falsos. Atente para o “dificilmente”, pois há muitos perfis sabidamente falsos, mas são famosos e até conhecidos pela celebridade “original”.
Além do número de seguidores alto, uma celebridade legítima certamente segue outros famosos autênticos. Portanto, um perfil verdadeiro é uma ótima ponte para outros perfis legítimos. E esta dica também vale para qualquer tipo de círculo social: um amigo seu tende a seguir outros amigos e isto ajuda a comprovar o nível do relacionamento.

About the Author

Author info. Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these with your own descriptions, if you like it Subscribe to Our Feed and Follow Me on Twitter

    Other Recommended Posts

  • Dicas, Internet, Twitter

0 comments:

Post a Comment

 
back to top //PART 2