Saturday, January 21, 2012

0 O QUE É GRAVIDEZ PSICOLÓGICA, PSEUDOGESTAÇÃO OU PSEUDOCIESE

Isto acontece com muitas mulheres que mesmo não tendo relações sexuais efetivas, apresentam sintomas em seu organismo que são parecidos com os sintomas de uma gravidez verdadeira, a este ciclo chamamos de gravidez psicológica. 

A gravidez psicológica é uma síndrome que pode acontecer em mulheres que desejam ser mãe ou que possuem medo da responsabilidade de ter um filho. A partir dessas sensações, o inconsciente da mulher passa a manifestar-se através de reações corpóreas que se assemelha a uma gravidez de fato. O útero começa a crescer, a mulher sente enjôo, náuseas, tem sua menstruação interrompida, as glândulas mamárias são ativadas assim como ocorre em uma mulher com um embrião em desenvolvimento dentro de seu organismo.


O ciclo menstrual está diretamente relacionado com o hipotálamo ( centro das emoções)  um transtorno psicológico ou alteração psiquiátrica pode desencadear algum desequilíbrio do ciclo menstrual, provocando um atraso menstrual bem como outros sintomas similares aos sintomas da gravidez. 
A gravidez psicológica é também conhecida como pseudogestação ou então por pseudociese, e não é mais do que um transtorno ou alteração de emoções. Esta gravidez psicológica é acompanhada pelo aumento de abdómen, pela amenorreia e alguns de outros sintomas que estão associados a uma gravidez real.
Podemos pensar que a gravidez psicológica é causada na sua essência pelas mulheres que muito  desejam engravidar, mas na realidade afeta mulheres que desejam ficar grávidas e mulheres que receiam acima de tudo engravidar, e por este motivo acabam por inconscientemente conceber uma gravidez psicológica, não existindo nenhum feto no útero feminino. Este tipo de gravidez altera o nível dos hormônios femininos que afeta tanto o aspecto biológico como o psicológico. Não existe nenhuma forma de diagnosticar este tipo de mulheres pois pode surgir em qualquer mulher, que talvez passe ou sofra algum tipo de pressão ou alteração emocional. Por vezes o fato de haver uma atraso na menstruação pode até significar que pode ter outros problemas de saúde tais como: ovário policístico, distúrbios ovarianos, distúrbios hormonais e neoplasias uterinas.

About the Author

Author info. Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these with your own descriptions, if you like it Subscribe to Our Feed and Follow Me on Twitter

    Other Recommended Posts

  • Bem Estar

0 comments:

Post a Comment

 
back to top //PART 2