Friday, February 17, 2012

0 VALE APENA INVESTIR EM RENDA FIXA?

Com certeza o desejo de muitos é saber onde colocar aquele dinheiro suado que vai se juntando ao longo do tempo 
"Ainda vale a pena investir em renda fixa? Onde investir para obter o melhor ganho? É a hora de investir em ações na bolsa?"
para ter uma melhor rentabilidade. Com o Brasil entrando na realidade do patamar dos juros internacionais, com a Selic cada vez mais baixa (consequentemente os retornos para investimentos em renda fixa  também), ficam as perguntas: Ainda vale a pena investir em renda fixaOnde investir para obter o melhor ganho? É a hora de investir em ações na bolsa?

Primeira questão: Ainda vale a pena investir em renda fixa?


Atualmente a taxa de juros referencial, a Selic, está em 8,75% ao ano, isso é quanto o governo paga para os banco, mas dificilmente um investidor comum conseguirá esse valor, as letras do tesouro, por exemplo, não passam de 7 % a.a. atualmente, consequentemente fundos de renda fixa também não passam disso. Outro ponto importante que não devemos desconsiderar são os tributos, taxas e a inflação do período, pois isso tem forte impacto no resultado final.
Vamos fazer um exemplo com as informações acima. Digamos que você tenha um bom relacionamento com o seu banco (e um bom volume para aplicação) e então você conseguiu 8% a.a para aplicar seu dinheiro, Vamos ver quanto sobra líquido para você. Primeiro temos que descontar o imposto de renda, que para aplicações de renda fixa, pode variar de 15 a 22,5%, vamos pegar 20% para facilitar as contas, que é a taxa para quem permanecer mais de 6 meses; (8% descontados 20% = a 6,40% a.a). Agora vamos descontar a inflação, que é o poder de compra que seu dinheiro perde com o passar do tempo devido ao aumento de preço do custo de vida, a meta de inflação deste ano, é de 4,5% a.a (deve dar mais, mas essa é a meta, e vamos pegá-la como base); então agora temos 6,40% - 4,5%, sobram 1,9%. 
"sendo assim dos 8%a.a sobra apenas um rendimento liquido de 0,9% ao ano!"
Bom, não parou por aí, tem a taxa de administração que é cobrada pelos bancos, que pode variar de 1% a 4% ao ano, como neste nosso exemplo você é um grande investidor e tem um bom relacionamento no banco, vai pagar o mínimo de 1%; Concluindo, 1,9% - 1% de taxa de adm., sendo assim dos 8%a.a sobra apenas um rendimento liquido de 0,9% ao ano! Sim, está tudo correto, é isso mesmo.

Créditos: Investmax

About the Author

Author info. Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these with your own descriptions, if you like it Subscribe to Our Feed and Follow Me on Twitter

    Other Recommended Posts

  • Dicas, Dinheiro, Ganhe Dinheiro

0 comments:

Post a Comment

 
back to top //PART 2