Sunday, May 6, 2012

0 NOVAS REGRAS DA POUPANÇA 2012

As alterações na regra de remuneração da caderneta de poupança, anunciadas nesta quinta-feira (3) pelo governo federal, vão fazer com que os poupadores deixem “de ganhar aquilo que não deveriam ganhar”. Esta é a opinião do diretor da Faculdade de Campinas, Luiz Gonzaga Belluzzo.
Belluzzo foi professor da presidente Dilma Rousseff na disciplina Paradigmas Econômicos. “Ela é uma boa economista”, disse nesta sexta-feira (4), em São Paulo, antes de participar do seminário “Rumos da Economia”, promovido pela revista Brasileiros.
O professor disse que a forma como a poupança foi constituída até agora é fruto de períodos de alta inflação. Com a estabilização da economia, era necessário que houvesse mudanças. “Poupança é um depósito à vista remunerado, ao passo que, na origem, era um depósito a prazo – se retirasse antes de três meses perderia rendimento”, falou.
“A economia brasileira se estabilizou e é perfeitamente compreensível que você tenha uma certa inércia na percepção das pessoas. (...) Além disso, nós tivemos episódios como a captura dos ativos no governo Collor e isso, na verdade, aumentou a insegurança e perpetuou a manutenção das regras anteriores”, falou.
O governo federal mexeu nesta quinta-feira (3) nas regras da poupança. A mudança, que será proposta por meio de medida provisória, vale para os depósitos que forem feitos a partir de sexta-feira (4).
Com a alteração, o piso histórico de remuneração da mais tradicional modalidade de investimentos do país, de pelo menos 6% ao ano, que é assegurada desde 1861, poderá cair nos próximos meses. Desde 1991, a poupança rende ao menos 0,5% ao mês (6,17% ao ano), mais TR.
O Ministério da Fazenda informou que a remuneração da caderneta de poupança passará a ser atrelada aos juros básicos da economia brasileira. A decisão é de que a poupança passe a render 70% da taxa Selic, que é fixada a cada 45 dias pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, mais a variação da Taxa Referencial (TR). A regra vale a partir desta sexta-feira (4), mas será aplicada somente quando os juros básicos recuarem para 8,5% ao ano, ou abaixo disso. A modalidade continuará isenta do Imposto de Renda (IR).


About the Author

Author info. Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these with your own descriptions, if you like it Subscribe to Our Feed and Follow Me on Twitter

    Other Recommended Posts

  • Dinheiro, Noticias

0 comments:

Post a Comment

 
back to top //PART 2